Ventania
Temporal derruba árvores e assusta motoristas na BR-116
Goleiros do Pelotas relataram o susto com a ventania, que obstruiu a estrada próximo ao município de Cristal; rajadas podem ter passado de 130 quilômetros por hora, explica estudante de Meteorologia
Um temporal forte na noite deste sábado (18) derrubou árvores e balançou postes de luz no entorno da BR-116, próximo a Cristal.
Os três goleiros do Pelotas, Rafael Dal Ri, Matheus e Bruno Ramos, estavam na estrada e acompanharam a ventania. "Parecia um furacão. Precisamos parar e ajudar na retirada de um tronco que obstruiu a via. Um motorista tinha uma serra elétrica e também ajudou", revelou Rafael ao editor de Esportes do Diário Popular, Sérgio Cabral. O atleta também fez uma publicação em suas redes sociais contanto sobre o fato.
De acordo com o estudante de Meteorologia Gabriel Cassol, as rajadas podem ter superado os 130 quilômetros por hora. "É um evento severo que deve ser estudado, mas pode se tratar de um downburst. O sistema que passou na região de Cristal foi o mesmo que atingiu a região de Mostardas, onde tem uma estação meteorológica do INMET. Por lá foram reportadas rajadas de 136,44 quilômetros por hora entre as 20h e as 21h."
O downburst é uma forte corrente de ar descendente circular por toda base da nuvem. Com grande intensidade, o vento sopra de forma radial, em todas as direções, a partir do contato com o solo. Pode ser confundido com um tornado.
Rafael, que até o momento não tomou sustos dentro de campo e continua sem levar gols após três testes do Lobo na temporada, relatou o temor na rodovia. "Estamos todos bem, mas foi impressionante!"
Ninguém ficou ferido e, por sorte, nenhum carro foi atingido.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário